O Profissional e a importância do alerta ao câncer de mama

Hoje iremos abordar um tema bastante importante, o câncer de mama. Você algum dia já alertou sua cliente sobre esse assunto? Está na hora de começar abordar.

Print

Você sabia que o câncer de mama é o SEGUNDO tipo de câncer mais frequente no mundo, são relatados cerca de 22% novos casos anualmente, sendo o mais comum entre as mulheres.

Print

No Brasil a taxa de mortalidade do câncer de mama ainda é muito elevada, provavelmente porque a doença é detectada em estágios mais avançados. No mundo todo cerca de, 61% dos casos sobrevivem após cinco anos.

São dados realmente preocupantes não é verdade?

Temos uma boa notícia, o câncer de mama se diagnosticado no início, possui grandes chances de cura, ai que nós entramos, temos que falar mais sobre esse assunto com nossas clientes.

Então ai vão mais algumas informações:

Print

  • SEXO – Mais comum entre as mulheres embora os homens também possam ser acometidos (1% dos casos);
  • IDADE – Paciente acima de 40 anos, sobretudo após os 50 anos;
  • MULHERES QUE APRESENTAM TIAS, MÃE OU IRMÃS QUE TENHAM TIDO O CÂNCER DE MAMA;
  • MULHERES QUE NUNCA ENGRAVIDARAM OU QUE ENGRAVIDARAM PÓS OS 30 ANOS;
  • MENARCA PRECOCE – Primeira menstruação.

Print

  • NÓDULOS OU ENDURECIMENTOS QUE NÃO DESAPARECEM;
  • INCHAÇO;
  • RETRAÇÃO DE PELE;
  • COVINHA OU ESCAVAÇÃO;
  • ERITEMA;
  • SANGRAMENTO DO MAMILO;
  • DESVIO DO MAMILO;
  • ALTERAÇÃO DA ARÉOLA;
  • DORES FORA DO PERÍODO MENSTRUAL.

Print

 

Nosso maior aliado, o qual devemos sempre realizar é o AUTO-EXAME NAS MAMAS. Por incrível que pareça muitos tumores são detectados pela própria paciente ou pelos seus parceiros.

Todas as mulheres devem fazer o auto-exame 1 x ao mês. Para as mulheres que ainda menstruam o ideal é fazer o auto-exame de 8 a 10 dias após a menstruação, onde o inchaço da mama pelo período menstrual já desapareceram. As mulheres que então na menopausa devem escolher sempre o mesmo dia no mês para poder ter um parâmetro melhor de possíveis alterações. O mais importante não é o dia certo de examinar e sim que seja examinado mensalmente.

 

COMO REALIZAR O AUTO-EXAME:

  1. Deite-se e ponha um travesseiro sob seu ombro direito. Coloque seu braço direito atrás da cabeça.
  2. Use a ponta dos três dedos médios de sua mão esquerda para sentir nódulos ou endurecimentos na sua mama direita.
  3. Pressione bastante para um contato melhor com a sua mama, observando sua forma, sua densidade e possíveis abaulamentos.
  4. Realize o processo na mama esquerda também.

Este exame também pode ser realizado em baixo do chuveiro, com as mãos ensaboadas deslizando sobre a mama, podendo assim detectar possíveis alterações.

QUAISQUER ALTERAÇÕES OBSERVADAS PROCUREM IMEDIATAMENTE UM ESPECIALISTA.

Além disso, temos que fazer o acompanhamento médico anualmente, pois pequenos nódulos são detectados em exames médico. O principal exame é a mamografia, porém em mulheres mais jovem é conveniente o ultrassom de mama, pois possuem mamas mais densas.

Print

 

Não deixem de perguntar sempre na anamnese de sua cliente se ela possui algum caso na família. Oriente-a sempre a realizar o auto-exame, e a incentive sempre a fazer exames de rotinas anualmente.

Temos que zelar sempre pela saúde dela, e se ela sentir algo estranho que possa suspeitar de algum câncer suspenda imediatamente os tratamentos corporais, como drenagens linfáticas e massagens, pois o estímulo do sistema linfático pode ser maléfico nestes casos.

 Em caso de clientes que então em tratamento de câncer em até no mínimo 5 anos, não devem ser realizados procedimentos de estética corporal, ao menos que seja com a liberação de seu médico.

Vamos abraçar esta causa e lutar por ela, divulgando esse assunto podemos diminuir os casos de diagnostico tardio, aumentando assim cada vez mais o numero de cura do câncer de mama.

*FONTE – Informações utilizadas para esse post foram dados da Sociedade Brasileira de Cancerologia e o instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA.

 

Natalia de Mattos Bannwart Buttendorf.

Técnica – Goreti Shopping da Estética, Itajaí

 Goreti Shopping da Estética |  Empório da Estética

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s